Pesquisar este blog

sábado, 23 de maio de 2015

Biomecânica do arremesso de jump no basquetebol

O arremesso é um dos fundamentos mais importantes no basquete, o jump é o estilo de arremesso mais utilizados por atletas profissionais e foi estudado e analisado através do artigo abaixo. Realizaram analises cinemáticas 2D para poderem observar o desempenho do arremesso. Foi investigado desde o inicio do arremesso onde o jogador faz uma preparação para o salto até ele tocar os pés novamente no chão, observando o deslocamento e velocidade angular do ombro, cotovelo e punho. Foram descritas 5 fases no ato do jump e entre elas estudados os deslocamentos e velocidades dessas articulações e postura (estabilidade) do jogador. Aconselho a ler o artigo por inteiro, para entender melhor o funcionamento deste fundamento.

Figura: Jump Shot


Link para o artigo full.






Planos anatômicos de referência/Movimento Bidimensional e Tridimensional.


O corpo humano é dividido em três planos que o dividem em três dimensões. Os planos são linhas imaginarias que dividem o corpo em mesma massa e peso (figura 1).Os três planos são: plano sagital, plano coronal e plano tranverso.



                                        

                                                                          Figura 1: Corpo dividido pelos planos.




Movimento Bidimensional - Movimento é realizado em apenas um plano, e visto em dois eixos. 

Na imagem acima acompanhamos  o arremesso no plano sagital e nos eixos Y e X. Podemos observar este movimento também no vídeo abaixo.


Movimento Tridimensional - Movimento realizado em mais de um plano e três eixos.

No arremesso de peso mostrado na imagem acima observamos mais de um plano anatômico exercido pelo atleta, e no vídeo abaixo podemos observar mais atentamente esse eixos na parte em que aparece o ginasta em slow motion.